top of page

Trazer diversidade e representatividade para o mercado literário machista, defende escritora

  • Foto do escritor: Evellyn Torres
    Evellyn Torres
  • 10 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mai. de 2022

Com o mercado literário formado majoritariamente por homens, a escritora e ativista dos animais, Camila Pelegrini lidera selo para a publicação de mulheres



"Existe uma suposição, de que por se tratar de literatura, a gente vai lidar só com pessoas desconstruídas, mas tá muito errada", afirma Camila Pelegrini. Profissionais do mercado literário no Brasil, como escritores e editores produzem e reproduzem, diariamente, o machismo. A escritora de 27 anos também relata que, em suas redes sociais, casos de assédio, comentários preconceituosos e elogios com teor machista são comuns.


Camila já publicou quatro livros, além de participar e organizar diversas antologias. Sua obra mais recente "Heróis Involuntários", narra a história de uma enfermeira e o seu desejo de salvar animais na Segunda Guerra Mundial. Ciente das dificuldades enfrentadas pelas escritoras no país, fundou no final de 2019 o selo Inspirium - Sobre Mulheres Inspiradoras, uma vertente da editora Delirium. O selo possui dois pilares fundamentais, sendo eles: a publicação de novas autoras e o resgate de mulheres da literatura.


Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, ligado à Universidade de Brasília (UnB), mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras nacionais - como Rocco e Companhia das Letras - foram, entre 1965 e 2014, escritos por homens brancos de classe média.


No passado, mulheres eram proibidas e pressionadas pela sociedade de usarem seus verdadeiros nomes na publicação de suas obras, recorrendo ao uso de pseudônimos. Em outros casos, a produção feminina foi totalmente apagada da história. Para Camila, o resgate dessa literatura é fundamental e completa "Quero trazer mulheres lá de trás. Preciso agradecer essas mulheres e elas se perderam. Então, o mínimo que eu posso fazer é tentar honrar o texto delas, a memória delas e a arte delas".

Com apenas cinco meses de funcionamento, o selo Inspirium conta com seis obras publicadas. Seu próximo lançamento "Aeternitae", reúne contos, crônicas e poemas escritos por grandes mulheres da literatura que foram esquecidas. Todos os livros estão disponíveis para compra no site e clube da editora. Para os assinantes do clube Inspirium, brindes - como cards, postais e marcadores - são enviados todo mês, junto com um novo lançamento.


27/08/2020


Bình luận


© 2022 por Evellyn Torres. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page